Sexta-feira, 16 de Março de 2012
#entrega03 | demo gráfica | demo técnica

Demo Gráfica

A demonstração gráfica, representada aqui em vídeo, consiste na simulação da situação de utilização real, na qual os utilizadores interagem através do telemóvel e do Kinect com a projeção.

O guião da demonstração consiste em explorar a funcionalidade central da aplicação. Deste modo, é possível observar o utilizador a desenhar e apagar no desenho, alterar a espessura do pincel e a cor, aplicar carimbos e a guardar o desenho.


 

 

Interface da componente

 

Interface da aplicação projetada Interface do telemóvel

 

Interface da aplicação projetada

 

No ecrã projetado, é necessário estar presente:

Interface do telemóvel


Através da projeção da demo gráfica desta componente do projeto, destacaram-se alguns pontos:

 

 

Demo Técnica

Os objetivos para esta demo técnica passam por desenvolver um módulo em AS3 que permitisse integrar o Kinect com o AS3 e a componente de desenho. Se possível, seria recomendado proceder também à integração do telemóvel com o módulo.


 

Como é possível ver no vídeo, foi possível desenvolver uma aplicação utilizando o Flash Builder (AS3) com a plataforma AIRKinect.

A aplicação inicia verificando a existência de um dispositivo Kinect disponível e com a transmissão do stream de vídeo. Repetidamente, vai verificando a existência de utilizadores na área de "jogo" e detectando a posição da sua mão direita. Esta posição é assinalada através da criação de um círculo com as coordenadas registadas da mão.

Infelizmente, estamos limitados às funcionalidades actuais da plataforma e, por isso, não é possível ainda o reconhecimento de gestos e dos dedos do utilizador. Assim, a ideia inicial de utilizar um gesto para iniciar/parar o desenho de uma linha na aplicação teve de ser adaptada. Optamos então por alterar o funcionamento das ferramentas do telemóvel, sendo que será necessário pressionar a ferramenta pretendida (desenhar, apagar ou spray) para a aplicar. Isto permite ter maior controlo sobre o desenho, prevenindo desenhar acidentalmente ao navegar com a mão.

A componente do telemóvel não foi implementada a tempo da demo. Assim, para simular o funcionamento final, programamos a aplicação para apenas desenhar quando a tecla Space estiver pressionada (no vídeo não é possível ver, mas existe um operador a pressionar o Space durante a demonstração).

A utilização do telemóvel vai ser suportada pela criação de um socket server em PHP. Este servidor permite fazer uma ligação direta entre o telemóvel (HTML+Javascript) e o Flash. Como exemplo, poderá descarregar o ficheiro abaixo com um exemplo da aplicação de sockets em PHP para ligar clientes em AS2 e simular uma aplicação de chat.

 

Download do exemplo

Para ver o exemplo a funcionar, deverá:
1) hospedar o ficheiro PHP num servidor Web;
2) editar o ficheiro BATCH para apontar ao seu "php.exe" e para o ficheiro PHP do ponto anterior;
3) executar o ficheiro BATCH (deverá abrir uma linha de comandos);
4) abrir várias instâncias do cliente EXE e experimentar.




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. entrega06testes

. entrega06

. #orientacao12

. #aula13

. #orientacao11

. #aula12

. #orientacao10

. #aula11

. Mosaiko - Lx Factory Open...

. #entrega06pre

.arquivos

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

.tags

. todas as tags

.as minhas fotos
blogs SAPO
.subscrever feeds