Domingo, 20 de Maio de 2012
#entrega06pre

 Com o protótipo alpha concluído, e até já levemente testado, torna-se necessário estabelecer os requisitos a implementar no protótipo seguinte, beta.

Neste post, vamos identificar as componentes que deveão estar presentes no protótipo beta (requisitos funcionais e não-funcionais), os bugs já encontrados e possíveis causas e soluções, e eventuais testes que deverão ser aplicados ao protótipo.

 

 Representação do sistema do projeto

 

Sistema do projecto "Mosaiko"

 

Estrutura de navegação da "webapp"

Estrutura de navegação do telemóvel

 

 Como podemos observar pelas componentes identificadas a azul da primeira imagem, representação do sistema, todo o sistema deverá estar operacional, permitindo o acesso simplificado à plataforma, através dos serviços DHCP e DNS, o funcionamento local e sincronização remota dos servidores.

Na fase alpha, ficaram já implementadas as componentes do "Telemóvel", "Aplicação de desenho" e a sua ligação através de Sockets (em PHP), a integração do Kinect com a aplicação e a utilização do servidor local. Assim, nesta fase resta implementar: a utilização do servidor global e a necessária sincronização entre servidores, o servidor DNS e de DHCP.

 Quanto à "webapp", a navegação da aplicação encontra-se bastante avançada, permitindo a navegação/utilização das funcionalidades implementadas na aplicação AS3. No entanto, o seu desenvolvimento ainda não está concluído, sendo necessário implementar a navegação entre ferramentas através de swipe, os eventos de mouseOver e mouseDown e eventuais bugs visuais já identificados.

No protótipo entregue, apenas era possível a utilização de um jogador em simultâneo. Neste entrega, pretendemos desenvolver o sistema de forma a se tornar multi-utilizador.

 

Lista dos requisitos implementados e por implementar na fase beta


TipoRequisitos implementadosComponente
Não funcionalDetectar orientação do telemóvelTlm + App
FuncionalSelecionar mãoTlm + App
FuncionalSelecionar tamanho do pincelTlm + App
FuncionalSelecionar corTlm + App
FuncionalDesenhar (efeito flag)Tlm + App
FuncionalApagar (efeito flag)Tlm + App
FuncionalEscolher stencils e tamanho (navegação apenas)Tlm
FuncionalGuardar imagem completaTlm + App
FuncionalSelecionar avatarTlm
FuncionalFazer upload de avatarTlm
Não funcionalApagar avatares antigos do utilizadorTlm
FuncionalLogin, registo, editar perfil e logoutTlm
FuncionalAjuda (básica)Tlm
Não funcionalValidação Javascript e PHP dos formuláriosTlm
Não funcionalGerar tema (a partir da BD)App
Não funcionalGerar contador do tema actualApp
FuncionalApontador da posição do utilizadorApp
Não funcionalLer posição através do KinectApp
Não funcionalLer posição através do rato (útil para debug e desenvolvimento)App
Não funcionalLigação entre Telemóvel, Aplicação e Base de dadosTlm + App
Não funcionalLimitar área de desenhoApp
FuncionalExportar PNG para o servidor localApp
Não funcionalInserir informação do PNG na base de dadosApp
Não funcionalApagar desenho completoApp

 

TipoRequisitos por implementarComponente
FuncionalUtilização multi-jogadorTlm + App
FuncionalSprayTlm + App
FuncionalDesenhar/apagar ao pressionar a ferramentaTlm
FuncionalNavegação através do toque (deslizar o ecrã)Tlm
FuncionalPré-visualizar stencil na paredeApp
FuncionalAplicar stencil na paredeApp
Não funcionalAutores do desenho na paredeApp
Não funcionalAutores do desenho na BDApp
Não funcionalAviso ao apagar os avatares antigosTlm
Não funcionalFull screenApp
Não funcionalSincronização entre servidoresApp
FuncionalGuardar nome do desenhoApp
FuncionalGuardar contributoApp
FuncionalGuardar imagem na BD (registo por email)Tlm + App
Não funcionalFiltrar o movimento do utilizador no desenhoApp
Não funcionalMelhoramento da navegação do utilizador pela área de jogoApp
Não funcionalImplementação do servidor DNSOutro
Não funcionalImplementação do servidor DHCPOutro

  

 

  Lista de bugs conhecidos

 

Prd

Natureza

Descrição

Estratégia de resolução

3

Design

Padrão de fundo com limites visíveis

Troca por um padrão que permita a repetição vertical e horizontal

2

Programação

Navegação por setas

A utilização de alguns plugins desenvolvidos em JQuery Mobile permitem adicionar o efeito swipe à aplicação

4

Design/ Programação

Avatar desalinhado na página de avatares

A implementação de imagens preview (thumbnails) com dimensões padrão

4

Design/ Programação

Preview dos avatares não ocupa a div por inteiro

A mesma solução para os avatares desalinhados deverá ser utilizada

2

Programação

Utilização das ferramentas através do evento de “click”

A utilização de JQuery Mobile possibilita a utilização de mais eventos, como vmouseup e vmousedown

5

Design/ Programação

Inserção de texto redimensiona as áreas da aplicação, desformatando a aplicação

O desenvolvimento do CSS ajustado para o display na horizontal deverá permitir contornar este problema

1

Programação

Seleção de mão ainda com problemas

Revisão do código

 

 

Finalmente, falta apenas definir quais os testes que deverão ser utilizados para a identificação e correção de problemas da plataforma. De acordo com as especificidades do nosso projeto, considerámos relevantes os seguintes testes:

1) Funcionalidades - permite observar a eficácia das estratégias implementadas para a implementação dos nossos requisitos;

2) Segurança - o registo de informações pessoais e a capacidade de inserção de conteúdos obrigam a uma atenção redobrada a problemas como SQL Injection;

3) Compatibilidade - este teste tem grande importância, devido às diferentes condições que a WebApp vai encontrar (resoluções de ecrã, taxa de transmissão, comportamento de diferentes browsers, etc);

4) Design - A auditoria do trabalho de design da plataforma permite sempre ter um parecer objetivo do trabalho realizado, facilitando o registo de analomalias;

5) Usabilidade - De importante peso, visto que a natureza do projeto visa produzir experiências agradáveis ao utilizador. A utilização do Kinect para desenhar poderá trazer algumas limitações à usabilidade da plataforma.

 




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. entrega06testes

. entrega06

. #orientacao12

. #aula13

. #orientacao11

. #aula12

. #orientacao10

. #aula11

. Mosaiko - Lx Factory Open...

. #entrega06pre

.arquivos

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

.tags

. todas as tags

.as minhas fotos
blogs SAPO
.subscrever feeds